Como reconhecer vampiros emocionais
- Pense Positivo
- 6 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

O que são vampiros emocionais? Como eles afetam as nossas vidas? Como reconhecê-los? São essas as perguntas que nós devemos fazer e aprender as respostas, para que possamos nos defender da maneira adequada deste tipo de pessoa que acaba sendo um ofensor para o nosso emocional.
No nosso dia a dia, convivemos com diversos tipos de pessoas, no trabalho, na faculdade, nos encontros e desencontros diários que vivemos todos os dias. Algumas dessas pessoas de longe nos transmitem positividade, tranquilidade e até mesmo paz, chegamos a ter prazer em saber que as encontraremos em determinados dias, o que muitas vezes estreita os relacionamentos e faz com que possam surgir fortes laços de amizade.
Existem também, outros tipos de pessoas das quais não conseguimos manter essas mesmas sensações e relacionamentos. Essas pessoas nos dão a sensação de esgotamento, como se as coisas boas estivessem indo embora, e tudo fosse motivo de reclamações e lamentações. Este tipo de personalidade é reconhecido como vampiros emocionais, são pessoas que sugam a positividade de nosso emocional e, em alguns casos, tem influência direta com o nosso estado emocional.
Como reconhecer de fato um vampiro emocional?

Os vampiros emocionais agem como tempo, são pessoas que buscam ganhar a confiança das outras para que possam então agir de forma negativa em suas vidas. Se passam por amigos, e estreitam relações para que possam chegar onde querem. Estar próximo do alvo, faz toda a diferença para eles.
O vampiro emocional exibe uma presença negativa e tenta se vitimizar a todo o tempo, para ganhar atenção daqueles que estão ao seu redor. Entretanto, ele não é uma pessoa empática, pois ao ouvir as queixas das pessoas próximas, não se colocam na pele ou não sentem a tristeza da queixa do outro. Os problemas dos vampiros emocionais sempre parecerão maiores do que o das pessoas que estão ao seu redor.
São pessoas negativas que a todo custo tentam retirar qualquer positividade das situações do dia a dia, e estão sempre se queixando de tudo o que ocorre em suas vidas. São pessoas difíceis de se “convencer” e querem a todo custo sobrepor sua opinião sobre a das demais pessoas .
Ficar atento a esses sinais pode fazer toda a diferença quando sentimos que alguém pode estar “sugando” nossas energias emocionais.
O que fazer para se livrar de um vampiro emocional?
A partir do momento em que o vampiro emocional é identificado, a primeira atitude que devemos tomar é identificar a proximidade e liberada que se tem com a pessoa, para que seja possível aconselha-la a procurar apoio psicológico de um profissional especializado.
Quanto mais próximo for o relacionamento com a pessoa, melhor será a aceitação do conselho para procura de ajuda.
Caso seja alguém em que a relação não seja tão próxima, ou que você não sinta tanta liberdade para falar do assunto, procure um familiar ou um amigo do qual você julgue bem íntimo e relate o problema para que ele possa ajudar na busca por apoio profissional.
É importante ressaltar, também, que esse comportamento pode vir a ocorrer de forma inconsciente, e que a melhor solução é a busca de um profissional (psicólogo, terapeuta ou psiquiatra) e de confiança para tratamento.
Qualquer um de nós pode se tornar ou ser um vampiro emocional, mesmo que de forma inconsciente, e o reconhecimento dos sinais, inclusive em nós mesmos, é a chave para a melhora, não só do problema, mas também, de nossas relações com amigos, familiares e qualquer outra pessoa que faça parte do nosso círculo social e esteja sendo afetada.

Commentaires